O Vice-almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal a 14 de Outubro de 1957. Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974. É atualmente Vice-almirante Director-Geral da Autoridade Marítima.
O Vice-almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal a 14 de Outubro de 1957. Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais e sido promovido ao posto de Guarda Marinha a 01 de Outubro de 1978. Especializou-se em Hidrografia e possui, entre outros cursos, o Doutoramento em Ciência Política, o Mestrado em Estratégia, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
Desempenha o cargo de Superintendente dos Serviços do Material da Armada. É professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, professor militar da Escola Naval e professor coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração. É membro do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica de Marinha, da Academia de Marinha, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Centro de Estudos do Mar, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Liga dos Combatentes, da Associação de Amizade Portugal/EUA, do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, do Centro Português de Geopolítica, do Grémio Literário, da Comissão Portuguesa de História Militar, da Revista Militar, da Revista Nação e Defesa, da Revista Segurança e Defesa.
Como oficial superior desempenhou os cargos de: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do N.R.P. Almeida Carvalho; Director de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Assessor no Instituto de Defesa Nacional e Comandante do N.R.P. Andrómeda. Como oficial subalterno foi chefe de serviço de navegação do N.R.P. João Belo e adjunto do chefe de serviço de navegação do N.R.P. São Gabriel. No Instituto Hidrográfico foi adjunto do chefe da Divisão de Dinâmica de Costas e Estuários, como especialista em sonares laterais.
A sua principal área de investigação científica é o planeamento estratégico, embora se interesse igualmente pela estratégia militar, política internacional, história militar, hidrografia e sociologia militar.
Tem publicados onze livros, destacando-se um sobre teoria da estratégia, dois sobre planeamento estratégico aplicado ao Estado, um sobre terrorismo (em parceria) e sete sobre história militar e marítima. Proferiu mais de 120 palestras e tem mais de 300 artigos publicados sobre temas de planeamento estratégico, estratégia, militar, história militar, hidrografia, política internacional e sociologia militar em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Recebeu os prémios: Almirante Barroso 1995 e 1996 dos Anais do Clube Militar Naval; Almirante Pereira Crespo 1999 da Revista da Armada; Almirante Augusto Osório 2000 dos Anais do Clube Militar Naval; Comandante Joaquim Costa 2001 da Revista da Armada; Defesa Nacional 2004.
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam, 4 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata, Medalha de Mérito Militar 2ª classe, Medalha de Comportamento Exemplar grau Ouro e grau Prata, Medalha de Cruz Naval 2ª classe e Medalha de Cruz Naval 3ª classe. É Cidadão Honorário de Gulfport (Mississipi-EUA) e possui a Medalha de 1992 da Revista Militar, pela elevada contribuição prestada para o prestígio e projecção daquela instituição.
É vogal-efetivo da Revista Militar.